A Ida[1]
Literária é um processo de investigação do imaginário usado para a criação literária.
O processo consiste em duas fases, com duração total de 1h. Na 1ª fase
realiza-se uma Ida de 10 minutos, após a qual, imediatamente (2ª fase), realiza-se
a Dimensão Contextual[2]. Após
o término da Ida Literária, ou durante a própria Ida Literária, os participantes
podem produzir embasados dessa experiência, e enviar o material produzido em até
4 dias para a pessoa responsável. O material reunido será publicado posteriormente,
através da Editora Navê[3],
e também será veiculado nas mídias da Pós-Indústria
de Cinema[4].
As 3 Idas
A Ida Literária
é um projeto da Cena Artêsta, que acontece junto a outras duas formas de Idas: a
Ida do Corpo e a Ida Imagética. A Ida Literária foi desenvolvida pela Cia. Cubo-Brasileira D’Artê, a Ida do Corpo
pela Cia. ID’Artê, e a Ida Imagética pela
Neopardas Cia. D’Artê. Juntas estas três
Cias. realizam o projeto “As 3 Idas[5]”.
Cada uma das
Cias. produz arte e conhecimento utilizando-se do método da Ida, mais o método da
Dimensão Contextual. Isto é, produz arte e conhecimento a partir da incursão da
consciência no imaginário, e na interação social entre os personagens identificados
no imaginário pessoal de cada participante, num mesmo espaço físico, segundo determinadas
regras existenciais pré-definidas.
Demais aspectos da Ida Literária
1.
O público da Ida Literária é formado por artistas,
preponderantemente, pois a própria atividade é voltada para a criação artística,
mas qualquer pessoa, artista ou não, pode participar da experiência, sem restrições
de idade.
2.
A Ida Literária extrai das imagens interiores,
visualizadas durante a Ida, os insumos criativos para a produção individual. Na
Ida Literária, as imagens, portanto, são o arcabouço das palavras, são o seu trampolim
existencial.
3.
A Ida Literária não é apenas produção literária,
mas principalmente um processo de desconstrangimento e autoconhecimento da personalidade.
[1]
Segundo
o Conceito Ida: “é o deslocamento da consciência no imaginário, feito a partir
de uma Origem e com um Término”.
[2]
Segundo
o texto “Dimensão Contextual”: “A Dimensão Contextual é um método de
desenvolvimento e interação entre personagens oriundos do imaginário, num
espaço físico”.
[3]
Editora
da Cena Artêsta, pertencente à Pós-indústria de Cinema.
[4]
Ver o texto: “Pós-indústria de Cinema”. Exemplos de mídias:
Periódico Nave, Rádio Chanel, Neopardas Cia. D’Artê, Cia. Cubo-Brasileira D’Artê.
[5]
Ver o texto:
“As 3 Idas”.
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